notícias antigas (2016–2020)

Junho 24, 2020
Pois então. Tempos de pandemia. Recém tinha voltado dos 49 km do Desbravando Nova Petrópolis, que ocorreu no final de semana de 7 e 8 de março, e aí tudo parou. E durante essa caminhada eu já estava pensando e o que fazer se a covid-19 chegar aqui? Só que não era uma questão de e se, e sim de quando, e foi logo em seguida mesmo, uma semana e meia depois desse evento e tudo já estava parado, de uma hora pra outra todo mundo trabalhando em casa (bom, quem tem esse privilégio, claro); meu velho computador desktop deu pau logo no início de abril (porque não conseguiu aguentar trabalhando 24/7); tive que me virar e comprar um novo, já aproveitei e fiz um bom upgrade de máquina; na metade de maio eu consegui enfim minha transferência de setor (fui para a Imprensa do TJ – onde vou continuar trabalhando com artes mas também vou poder desenvolver um trabalho de fotografia, o que é ótimo pra mim); e nessa onda de "novo emprego", surgiu uma Canon 5D mark II num preço ótimo, não pude perder essa oportunidade; e logo em seguida surgiu a oportunidade de comprar a minha primeira lente "L", uma 24-70mm 2.8; no início e junho eu e minha namorada resolvemos adiantar o projeto de morarmos juntos (que era pro inverno de 2021) e em uma semana quase tudo o que tinha no meu apartamento veio pro apartamento dela, incluindo os gatíneos Hank e Olívia, e cá estamos, trabalhando os dois lado a lado e organizando todo o novo apartamento, uma caixa por vez (a propósito: alguém interessado em alugar um apartamento de 1 dormitório na Cidade Baixa com cama, sofá, fogão e geladeira? Prédio ótimo, síndico gente finíssima);
e no final de maio o comércio e etc voltou a abrir as portas, e eu não precisei ser médico da OMS pra saber que na metade de junho tudo estaria pior, e não deu outra: no que eu voltei ao trabalho presencial, por uma semana apenas, no 1º grupo de revezamento (numa sala com apenas outros dois colegas de uma equipe de quase 20 pessoas), o governador do Rio Grande do Sul e o prefeito de Porto Alegre anunciaram que estamos com bandeira vermelha (ou seja, risco alto de contágio); então só agora que tive tempo de selecionar e tratar as fotos desse evento, que foi o primeiro do ano, e provavelmente será o único de 2020: a viagem de setembro para fazer o Caminho de Santiago foi adiada para o ano que vem, o tênis novo de corrida nem chegou a gastar o solado ainda (já estava conseguindo correr 1 km nos treinos); mas eu não estou reclamando, isso seria muito white people problem; das pessoas que estão passando problemas durante essa pandemia, eu sou muito privilegiado de ter os problemas que tenho; enfim, seguem aí as fotos da caminhada do Desbravando Nova Petrópolis.
#fiqueemcasa

Dezembro 31, 2019
Final de ano com uma viagem rápida de quatro dias aos Cânions do ItaimbezinhoFortaleza, e Índios Coroados, em Cambará do Sul/RS. Quatro trilhas na parte de cima e uma trilha lá embaixo, no Malacara, em Praia Grande/SC. Ótima maneira de fechar este ano de 2019. As fotos e os textos ficam pro ano que vem.

Dezembro 18, 2019
Sábado teve caminhada de 15 km. O início foi em Dois Irmãos, passando por Morro Reuter e finalizando de volta em Dois Irmãos. O nome do evento era Caminhada Vespertina Dois Irmãos/RS, parte das comemorações de final de ano do Natal dos Anjos, organizada pela prefeitura, com uns 200 participantes, então já deu pra ver que tem duas coisas aí que eu não curto muito: motivos religiosos e muitas pessoas. Mas, fora isso (e uma reza grupal de pai nosso), foi um exercício muito bom de fazer. Foi o evento que mais me deixou com os pés e as pernas doendo até agora. Levei de novo a 5D, apesar do peso e volume. As fotos ficam melhores do que com celular, claro, mas dá um trabalhão. Seguem as 15 selecionadas.

Novembro 26, 2019
Fiz a Trilha do Rio do Boi neste domingo dia 24, em Santa Catarina, no Cânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra. Fui num grupo enorme de 24 pessoas mais 3 guias, organizado pela Rota Sul Adventure (lá só se entra com guias credenciados). E eu finalmente usei a Canon 5D numa trilha/cicloviagem – o peso e volume dela eram sempre um impeditivo, mas dessa vez eu achei que valeria a pena carregar o 1 kg só de câmera e lente (ou mais até, nunca pesei). As 13 fotos selecionadas estão aqui.

Outubro 15, 2019
Sábado, dia 12, foi dia de caminhar sob um calor de 38ºC no Caminho Gaúcho de Santiago. 19 km que deram uma boa cansada, mais por causa do sol do que do trajeto. Seguem as fotos (o texto eu publico em breve – junto com os outros 21 textos que eu tô devendo para o blog).

Agosto 6, 2019
Este sábado fiz uma caminhada com o pessoal da MasBah! Turismo, em Brochier. Foram 9 km de uma boa trilha. Usei pela primeira vez aqueles bastões de caminhada, que eu achava uma baita frescura mas acabei achando muito bom. Seguem as fotos.

Julho 5, 2019
Acabei de postar as fotos selecionadas para as Reduções Jesuíticas no Paraguai (17 fotos)Usina Hidrelétrica de Itaipu (14 fotos) e para as Cataratas do Iguaçu (28 fotos). Não são três viagens separadas, elas aconteceram durante a cicloviagem Triple Frontera, mas achei que aqui ficaria melhor como três eventos separados.

Julho 3, 2019
Dessa vez eu fui rápido: 26 fotos selecionadas entre as mais de 2.000 fotos tiradas por dois celulares e uma GoPro. Ainda tem também dois rolos de filme que serão revelados e digitalizadas em algum momento do futuro (usei a Olympus OM-1 já que a minha Minolta XG-M está quebrada). Segue o link.

Julho 1, 2019
E acabamos de terminar a cicloviagem Triple Frontera. Por nós eu quero dizer eu, a Frank Frankenstein, a Letícia e a Kalena Mafalda (atrás de nós dá pra ver a Argentina e o Paraguai).

Maio 31, 2019
Frank quase pronta para a próxima cicloviagem – e ela está vestindo lindas rodas novas com aros pretos e raios inoxidáveis.

Março 24, 2019
Acabamos de terminar nossa mini-cicloviagem de 3 dias e 173 km que ficou apelidada de Pedal da Márcia. As fotos selecionadas estão aqui (a Márcia é aquela lá no fundo, atrás de mim, nesta foto da @lelequerida).

Fevereiro 11, 2019
Esse final de semana a Letícia e eu fizemos parte do roteiro da trilha do Viaduto V13Fotos aqui. Nessa foto da @lelequerida eu tô apontando para o V13 e coçando a barba, e não falando ao celular – a Claro não pega lá.

Fevereiro 4, 2019
Ontem eu pedalei com o pessoal da Viva Bike Tour Poa lá em Rolante, na Cascata do Chuvisqueiro e fiz também a pequena trilha até a Cascata das Andorinhas. As fotos do pedal estão aqui e as fotos da trilha estão aqui.

Janeiro 8, 2019
Seguem as fotos da trilha do Morro da Coroa, em SC, que eu fiz com a Samantha neste final de semana. Essa foi a primeira vez que eu consegui chegar na frente dela em algo!
foto por Alixandrino.com

Janeiro 7, 2019
Neste sábado a Samantha e eu fizemos a trilha da Lagoinha do Leste (a pequena). A trilha longa, que sai da praia do Matadeiro, vai ficar pruma próxima. Veja as fotos aqui.

Janeiro 3, 2019
E já que na Praia da Galheta (que é própria para a prática do nudismo) tinha patrulhamento moral das pessoas de bem, o jeito foi ficar nu na parte deserta da Praia do Moçambique mesmo (ao menos por alguns minutos, já que o resto da caminhada pela praia até a Trilha do Arvoredo tinha gente).
foto por Alixandrino.com

Outubro 8, 2018
Verardiana é a favor da Democracia no Brasil (e em todo mundo, já que estamos falando no assunto).

Fevereiro 28, 2018
Verardiana outra vez feliz, agora com os 47 km de teste com os novos alforges da Ortlieb.

Fevereiro 19, 2018
Verardiana feliz com os 105 km de teste desse final de semana com os novos alforges Corisco, que chegaram para completar o set Yellow Bastard com os alforges Saikoski.

Fevereiro 8, 2018
Um treino tranquilo de 140 km de Torres a Capão da Canoa – Acabamos de voltar de 3 dias pedalando por praias do litoral norte do Rio Grande do Sul. Leia aqui o log de viagem e veja aqui as fotos.

Janeiro 30, 2018
Buenos Aires em filme – Eu fotografei em 2013, revelei em 2017 e tratei só agora em 2018. Fotografia analógica às vezes demora mesmo. É um filme cromo da Fuji mas que de tão vencido eu preferi transformar em p&b (ou ficaria apenas em tons de verde). Aqui está o link para as 35 fotos.

Janeiro 16, 2018
Travessia da Praia do Cassino em filme – E em tempo recorde eu consegui revelar, digitalizar e tratar o filme da última cicloviagem. Foi o restinho do filme do pedal em Floripa. Usei também a minha Minolta XG-M com lente 50mm. Segue o link para as (poucas) 17 fotos.

Janeiro 15, 2018
Frank & Genô em Floripa em filme – E aqui vão os 2 filmes Fuji Superia 400 vencidos que a Minolta XG-M com lente de 50mm teve o prazer de fotografar. Segue o link para as 28 fotos.

Janeiro 12, 2018
Hasta Montevideo! analógico – Eu finalmente publiquei os 3 filmes da cicloviagem de Porto Alegre a Montevidéu (com 1 ano de atraso!). Aqui vão os links para os 3 Kodak Ultramax 400: film2 1 (23 fotos)filme 2 (26 fotos) e filme 3 (32 fotos). E eu tenho certeza que tem ainda 1 filme perdido em algum lugar e sabe-se lá quando irei postar. Fotografei tudo com a Minolta XG-M + lente 50mm.

Janeiro 10, 2018
A Travessia da Praia do Cassino está finalizada – A maior praia do mundo em 3,5 dias e 240 km de areia, conchas e mar. Leia o log de viagem aqui e veja as fotos aqui.
foto por alixandrino.com

Dezembro 15, 2017
Hank & Olívia aproveitando os meus novos alforges da Saikoski – Eu preciso tomar cuidado porque eles gostam de afiar as garras Veja as 7 fotos aqui.

Dezembro 3, 2017
Frank Mark II quase pronta – A Frank Highway Star I ***Mark II*** tá quase pronta para a próxima cicloviagem. Essa foto eu tirei num treino de 59 km neste final de semana. Aqui tem mais info sobre.

Novembro 24, 2017
Alforges Saikoski, finalmente – Venho sonhando com esses alforges já faz um bom tempo e agora eu tenho eles. Aqui tem mais info sobre.

Outubro 18, 2017
Frank & Genô em Floripa – Apenas um treino fácil de 138 km em 4 dias pedalando pela ilha de Florianópolis. Leia no Blog o log de viagem e veja as fotos aqui.

Janeiro 20, 2017
A Hasta Montevideo! está finalizada – 1.038 km em 19 dias de Porto Alegre a Montevidéu. Segue o link para o log de viagem lá no Blog e aqui tem o link para as fotos.
foto por alixandrino.com

Dezembro 15, 2016
Porto Alegre a Tramandaí (ida e volta) – Acabamos de voltar do treino para a cicloviagem até Montevidéu. Foram 3 dias e quase 300 km de Porto Alegre até o litoral, em Tramandaí (Imbé, na verdade). Leia no Blog o log de viagem e veja as fotos here.